Pastorais de Serviço

Pastoral do Dízimo image

O dízimo centra-se em atender às necessidades materiais nas dimensões social, religiosa e missionária assumidas pela Igreja. É, também, o compromisso de doação à Igreja, submetido à possibilidade e disposição de cada fiel.

O dízimo é alicerçado na fé e não pode ser considerado imposto, taxa, pagamento, contribuição; não é resto do que sobra que oferecemos, mas nosso dízimo é exatamente a resposta da fé, do amor, obediência e reconhecimento; pois tudo o que somos e que temos, vem d’Ele.

O dízimo é partilha, partilha esta que é resposta de amor à Palavra de Deus. O segredo da partilha está na fé, na obediência à Palavra de Deus, e no desejo de ver o mundo renovado, assim como o povo, a comunidade e a Igreja vivos e alegres.

A fundamentação bíblica do dízimo está, dentre outras, nas passagens da Sagrada Escritura: At 2,42-47; At 4,32-35 e 1Tim 6,17-19.

A história do Dízimo na Paróquia Nossa Senhora da Esperança

No ano de 1996 verificou-se que o dízimo da Paróquia era insignificante, até mesmo pagar um empregado para as tarefas de limpeza da Igreja seria missão impossível. Os paroquianos de boa vontade concediam seu tempo limpando a igreja e o recinto de moradia do padre, lavando as roupas usadas nas funções litúrgicas, e demais tarefas necessárias a manter a Paróquia em ordem, o que não deixava de ser bom.

A primeira providência orientada pelo padre João Cuccui, então Pároco, foi solicitar a colaboração dos responsáveis pela Pastoral do Dízimo da Paróquia Imaculada Conceição do Guará, os quais atenderam prontamente e transmitiram o conhecimento a respeito de ações que ajudariam a conduzir os paroquianos ao cumprimento dessa prática de amor a Deus, ao próximo e a nós próprios.

Formou-se um grupo, cujo responsável havia sido designado pelo Conselho Paroquial, que programou um encontro no fim de semana com palestras abertas a todos que quisessem participar. O orientador principal foi trazido de São Paulo da equipe de Antonino Tatto autor de vários livros sobre o dízimo.

O evento foi um sucesso e como resultado, não só mais de 30 pessoas se inscreveram para trabalhar no dízimo como várias pessoas quiseram se cadastrar como dizimistas da Paróquia.

Desde então, até os dias de hoje, há sempre alguém da Pastoral do Dízimo na secretaria da Paróquia em horários diversos do expediente normal para atender aos dizimistas, cuja prática se estendeu às demais necessidades dos paroquianos que não tem outros horários disponíveis para vir à Igreja.

Coordenadora: Salete.

Fechar

Ler mais

Pastoral de Eventos image

É responsável pela organização e execução dos eventos sociais na paróquia, que proporcionam momentos agradáveis e aprimoram nosso convívio.


A Festa da Padroeira, Festa Junina, Jantar das Mães são exemplos, nesses eventos é comum haver muito trabalho, necessidade de mão-de-obra e gente disposta a suar bastante.


Coordenadores: Rildo e Osmar.

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, pela graça de Deus, conta com diversas pastorais.
No menu ao lado você pode conhecer cada uma delas.

Fechar

Pastoral da Saúde image

Este artigo está em elaboração, em breve seu conteúdo estará disponível. A Paz!

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, pela graça de Deus, conta com diversas pastorais.
No menu ao lado você pode conhecer cada uma delas.

Fechar

Pastoral da Família image

Este artigo está em elaboração, em breve seu conteúdo estará disponível. A Paz!

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, pela graça de Deus, conta com diversas pastorais.
No menu ao lado você pode conhecer cada uma delas.

Fechar

Pastoral da Comunicação image

A Pastoral da Comunicação tem como missão primeira e principal comunicar. Sua tarefa é levar ao conhecimento da comunidade o que acontece na Paróquia, servindo de canal entre pastorais e fieis e permitindo que as atividades paroquiais alcancem o maior número de pessoas. “É uma missão bonita, já que quanto mais comunicação houver, maior a integração da comunidade e melhores os resultados alcançados. Além disso a comunicação é um instrumento muito eficaz de evangelização”, ressalta Nailton Oliveira, coordenador da Pastoral.



Hoje a Pascom cuida do site da paróquia, da fanpage no Facebook e do Kerigma, informativo mensal da PNSE. Também é responsável pela identidade visual da Paróquia, criando materiais de apoio e divulgação, como cartões, banners e faixas. Também cuida da cobertura dos eventos da Paróquia e missas solenes. A Pastoral conta hoje com mais de 15 pessoas trabalhando, entre colaboradores fixos e temporários, e se reúne uma vez por mês, geralmente na primeira semana. Quem tiver interesse em participar, basta falar com o coordenador Nailton Oliveira. “É importante ter algum conhecimento em alguma área de comunicação, ou ao menos interesse em aprender”, diz ele.

Fechar

Pastoral dos Vicentinos image

A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo  é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.  A SSVP está presente em 143 países e possuem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo.
O Brasil é o maior país vicentino do planeta; aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. E conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.
As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres - e também por Crianças e Adolescentes. Quem faz adesão a SSVP é chamado de Vicentino. (Fonte: www.ssvpbrasil.org.br).

A Conferêndia Nossa Senhora da Esperança.
A Conferência é o "braço" caridoso da paróquia, pois ela vai ao encontro do pobre necessitado, levar um pouco de conforto e o mais importante - o amor de Deus, em nome de Jesus Cristo. É formada por um grupo de paroquianos leigos que se dedica à promoção da família carente tanto espiritual como material, inserindo a família na sociedade, buscando um futuro melhor para seus membros.
Foi criada em 26 Fev 1986, quando o padre Samuel era pároco. Recebeu sua Carta de Agregação (documento que a torna uma unidade oficial da SSVP) em 18 Jan 1988.
Durante essses 28 anos de existência a conferência assistiu a várias famílias carentes e promoveu dezenas de pessoas, evangelizando e criando condições de crescimento espiritual e humano. Foram inúmeros batizados, casamentos, crismas, primeiras comunhões, dentres outros.
Construções e reformas de moradias, distribuições de toneladas de alimentos, encaminhamentos para consultas e cirurgias, roupas, agasalhos e cobertores, além de doação de móveis e utensílios domésticos, material escolar, cadeiras de rodas, apoio para retirar documentos e passagens.
Está ligada ao Conselho Particular N.S. das Graças (CPNSG) instância imediatamente superior. O CPNSG está vinculado ao Conselho Divino Espírito Santo (CCDES), e este ao Conselho Metropolitano de Brasília (CMB), que é o órgão que controla todo DF, parte de Minas Gerais até a cidade de Unaí. O CMB é subordinado ao Conselho Nacional do Brasil (CNB), que por sua vez faz parte do Conselho Geral Internacional (CGI), que tem sua sede em Paris, França, onde surgiu a SSVP. Como se vê existe uma hierarquia, até mesmo o presidente internacional tem por obrigação pertencer a uma conferência e mais ainda, deve fazer visita aos pobres.
Atualmente é formada por 15 membros (vicentinos proclamados) atuantes e mais 04 membros benfeitores (vicentinos não proclamados). Possui uma presidente eleita para um mandato de 03 anos, a consócia Maria Edith Guedes Araújo. Esta quando eleita, nomeia uma diretoria para auxiliá-lo na missão de levar à frente as obras de evangelização e na prestação de contas para as instituições superiores, além da própria Paróquia. Fazem parte da diretoria da conferência os seguintes paroquianos: vice-presidente Deny Fontes da Silva; 1ª secretária Gracilete Farias Pinheiro;2º secretário Marcus Vinícius da S. Richa; tesoureiro Vicente de Paula Araújo e diretor espiritual padre Marcos, atual pároco.
A Conferência vive das doações dos paroquianos. Tudo que recebe, é separado e encaminhado às famílias assistidas ou não. Quando as famílias assistidas estão abastecidas, as doações excedentes são levadas às outras instituições vicentinas como conferências carentes e obras unidas (creches, orfanatos), além de outros órgãos públicos e privados destinadas ao auxílio de pessoas carentes.
Está atendendo a 07 famílias da Estrutural e 01 família do Recanto das Emas num total de 40 pessoas. Indiretamente ajudamos mais outras 03 famílias com aproximadamente 15 integrantes.
A reunião acontece todas as segundas-feiras, às 20h, na sala Dom Bosco da paróquia. Normalmente as visitas às famílias assistidas ocorrem aos sábados, domingos ou feriados.
A Conferência Nossa Senhora da Esperança conta com a ajuda de todos, e está de portas abertas a quem quiser conhecer e participar desta obra de caridade e amor aos nossos irmãos e filhos necessitados de Deus.

Fechar

Ler mais

Pastoral do Enxoval image

Um grupo de senhoras muito alegres e com muita disposição que, através do talento que Deus lhes providenciou, confeccionam enxovais para bebês de mães carentes.

A Pastoral atende, em média, 400 famílias por ano, não só com o enxoval mas também com a Palavra de Deus. Manifestando desse modo a misericórdia de Deus.

As doações podem ser feitas na secretaria da paróquia.

A ajuda é fornecida apenas para as famílias cadastradas e a prioridade são aquelas mais necessitadas.

Responsáveis: Irone e Ana Maria.


Fechar

Ler mais

Pastoral Jovem image

Pastoral Jovem

O jovem necessita não somente que falemos para ele de um Deus que vem de fora, mas de um Deus que é real dentro dele em seu modo juvenil de ser. A evangelização da Igreja precisa mostrar aos jovens a beleza e a sacralidade da sua juventude, o dinamismo que ela comporta, o compromisso que daqui emana, assim como a ameaça do pecado, da tentação do egoísmo, do ter e do poder e, com isto, auxiliar também na conscientização de tudo aquilo que procura danificar esta obra de Deus. Assim, uma verdadeira espiritualidade possibilita ao jovem encontrar-se com a realidade sublime que há dentro dele, manter um diálogo constante com Aquele que o criou. Por isso, os jovens são chamados a uma profunda intimidade com Deus, pela oração e pela meditação da Palavra, que sempre se atualiza no coração de quem a ela se abre.


Por isso, a Pastoral Jovem visa a que os jovens participem da vida da Igreja e que a Igreja faça parte da vida deles. O espaço privilegiado de evangelização do jovem é, antes de tudo, a paróquia. É aí que eles devem estar inseridos, pela participação na comunidade e nos sacramentos, animados e motivados pela pastoral jovem, que, por sua vez, deve congregar e abraçar os jovens em suas mais diversas espiritualidades. Além disso, para chegar ao jovem, a Igreja deve lançar mão de todas as expressões culturais modernas, como o cinema, a comunicação, as artes plásticas, o teatro e a própria ciência no processo de evangelização da juventude, e fazer delas ferramentas importantes, uma vez que são meios com os quais os jovens se identificam. É esse caminho que a PJ pretende trilhar conquistando corações para Cristo, que é eternamente jovem!

Todos os jovens da Paróquia são convidados a participar das diversas atividades promovidas pela pastoral, sejam elas atividade voltadas para os jovens, ou para todos os paroquianos. Para participar das atividades da PJ não é preciso nada além de interesse.
Conheça nossas atividades:

Sexta da Oração:
A PJ se reúne em oração todas as sextas-feiras, às 21h na capela da paróquia - no momento que é chamado de Sexta da Oração, ou “Sexta da Ora”.
É um momento em que os jovens se encontram na presença do Senhor para estar em oração, ou para uma meditação - para ter um encontro com a Palavra de Deus, através de meditações, palestras, celebrações, louvores, e outras atividades.

Retiro da Pastoral Jovem:
Duas vezes por ano, a Pastoral organiza o Retiro da Pastoral Jovem - o RPJ. É um momento de recolhimento, profunda oração e intimidade com a Palavra de Deus. Todos os jovens (maiores de 16 anos) podem participar.

Café com Jesus:
A cada dois meses, aos domingos, antes da missa das 19h, a PJ prepara, para toda a comunidade paroquial, o “Café com Jesus” - onde uma personalidade do meio católico participa de uma agradável entrevista – em uma espécie de talkshow, com enfoque na caminhada cristã do entrevistado, e terminando com um gostoso café, oferecido pela própria comunidade.

Cine-esperança:
Periodicamente, a PJ apresenta, para toda a comunidade, o Cine-Esperança. Sempre aos domingos, após a missa das 19h. Trata-se de um filme cuja temática não é necessariamente religiosa mas que permita uma reflexão sobre os valores cristãos.

Paixão de Cristo (Via-sacra) e Peça de Natal:
Os jovens também organizam a encenação da Via Sacra, sempre na Sexta-feira Santa - uma imensa oportunidade de vivenciar o mais importante tempo litúrgico de nossa Igreja; e preparam todo ano com muito carinho a peça de Natal - uma apresentação teatral em forma de comédia ou auto.

Quadrilha de São João e outras atividades:
Também todo ano os jovens preparam com toda alegria a apresentação da Quadrilha de São João, durante a festa junina da paróquia.
Os jovens também preparam, ocasionalmente, outros eventos de cunho espiritual-cultural como saraus, festivais, encontros, exposições, passeios, retiros, etc.

A Pastoral é organizada da seguinte forma:
Diretor Espiritual: Padre Fredy Alexánder
Coordenadores: Juliana Marinho e Rafael Mendes
Casal adulto: Jorge da Silva e Cleusa da Silva

Além de outros 10 Jovens que formam o Conselho da Pastoral: Adelaide (Dede) Almeida, Bárbara Costa, Davi Rocha, Eduarda de Paula (Duda), Lorena Palma, Lucas Schmitz, Mônica Eva, Renan Smith e Stella Junqueira.

"Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade." (ITm 4,12)

Fechar

Ler mais