Como Cristo em sua juventude, todo jovem é chamado a orientar-se a missão que Deus o designa, ocupando-se das coisas da casa de Seu Pai.
“O Senhor chama-os a acender estrelas na noite de outros jovens, convida-os a olhar os verdadeiros astros, ou seja, aqueles sinais tão variados que Ele nos dá para não ficarmos parados, mas imitarmos o semeador que observava as estrelas para poder lavrar o campo.” ¹
Assim, os Jovens são o presente da Igreja! E a Pastoral Jovem é o seu meio de ação.
A Igreja dá a liberdade aos jovens, que sendo os agentes desta pastoral, os acompanha e orienta, para que sejam livres na ação evangelizadora com criatividade e ousadia, mostrando-nos a beleza e a sacralidade da juventude.
A Pastoral Jovem não é apenas um espaço para formação da juventude, mas é um lugar para o encontro comunitário com o Deus vivo. É um ambiente de busca e crescimento, onde se realiza a chamada para atrair novos jovens a experiência com o Senhor e oferece um percurso de maturação na fé. Convida-os a conhecer Aquele que os amou e encontrar refúgio na Mãe Igreja que os alimenta.