Padroeira

História de Nossa Senhora da Esperança

O título de Nossa Senhora da Esperança não é novo, pois a Mãe de Deus, na liturgia romana, é denominada “esperança dos desesperados”. O mais antigo santuário dessa denominação é o da cidade de Mezières, na França, construído no ano de 930.

Em Portugal, essa devoção se desenvolveu na época das grandes descobertas marítimas, tendo como um de seus devotos, Pedro Álvares Cabral, que possuía uma imagem da padroeira em sua residência.

A imagem da Santa foi trazida ao nosso país e foi exposta nas missas do descobrimento, celebradas pelo frei Henrique de Coimbra. Em documentos, Cabral revelou o desejo de manter um círio para iluminar a imagem de Nossa Senhora da Esperança, carregada em suas viagens. Assim, o Brasil foi descoberto sob o olhar da Mãe da Esperança.

Cabral abrigou a imagem em uma capela que, até o século XVIII, ficou sob a guarda dos frades franciscanos. Atualmente, ela se encontra no altar de São Tiago, na vila de Belmonte, em Portugal. Em 1955, foi trazida novamente ao Brasil durante o Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro.

A devoção a Nossa Senhora da Esperança foi revivida após a aparição da Virgem Maria na cidade francesa de Pontmain, durante a 2ª invasão prussiana (1870-1871). Foram inúmeras as graças alcançadas no lugar da aparição, e pouco depois, se ergueu ali uma basílica, que foi entregue aos cuidados dos padres Oblatos de Maria Imaculada.

Imagem de Nossa Senhora da Esperança

A imagem portuguesa da Senhora da Esperança foi esculpida em pedra e pesa 90 quilos.

Ela representa a Virgem Maria em pé com o menino Jesus sentado em seu braço esquerdo, segurando com a mão direita o pezinho dele. O Divino Infante aponta com a mão direita para uma pomba, que repousa sobre o braço direito de sua Mãe.

A imagem que se encontra em nossa Paróquia foi esculpida pelo artista plástico pernambucano Elias Sultanum e inspira nossas orações desde 2007.

Padroeira - Paróquia Nossa Senhora da Esperança, Asa Norte, Brasília-DF

Canto a Nossa Senhora da Esperança

Oração a Nossa Senhora da Esperança

Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria, Senhora da Esperança, vós sois a nossa advogada perante Deus.

Na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo para os tesouros de vossa misericórdia e bondade. A vós recorro cheio de esperança, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Abençoai nossas famílias, protegei nossos jovens, adultos e crianças. Amparai a nossa Pátria. Dai-nos saúde de corpo e de alma e alcançai-nos a graça de que tanto necessitamos (pedir a graça desejada). Aumentai a nossa fé, esperança e caridade, para sermos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Nossa Senhora da Esperança, rogai por nós!