A Pastoral da liturgia está a serviço de toda a comunidade paroquial, para que a assembleia possa bem celebrar os Santos Mistérios, participando das celebrações de maneira consciente e ativa, por meio da escuta atenta da Palavra e da boa compreensão dos ritos e orações realizados.
Segundo Santo Agostinho, “escutar a Palavra de Deus é como se alimentar de Cristo”. Isto ratifica a importância das ações desenvolvidas por esta pastoral, que é encarregada de proclamar a Palavra aos fiéis presentes nas celebrações litúrgicas, levando Jesus, presente neste alimento espiritual, a cada um deles. Neste contexto, seus membros prestam serviço à liturgia como leitores e comentaristas, preparando-a previamente de acordo com o tempo litúrgico e respectivas solenidades e festas.
Porquanto, os membros desta pastoral devem exercer a sua missão com os olhos fixos em Cristo, confiantes na ação do Espírito Santo que os envia a proclamar a sua Palavra, contemplando aquilo que fora descrito por Lucas no seguinte Evangelho:
“Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.” (Lc 4, 16-20).