“Entro na vida desta Igreja Particular com muito respeito pela sua caminhada, pelo trabalho dos meus predecessores, principalmente o Cardeal Sérgio da Rocha, que doou a vida por vários anos nesta Igreja”, disse o novo acerbispo, Dom Paulo, em carta aos fiéis da arquidiocese de Brasília.
O Papa Francisco nomeou como novo arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa, transferindo-o da Diocese de São Carlos (SP).
Dom Paulo Cezar Costa nasceu em 20 de julho 1967 a Valença (RJ). Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998 e 2001).
Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ocupando inúmeros encargos.
Em 22 de junho 2016 foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco.
É membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura da CNBB. Também é membro do pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para América Latina.
O bem mais precioso: Jesus Cristo
Em carta aos fiéis de Brasília, Dom Paulo assim comenta a sua transferência:
“Disse sim ao Papa Francisco buscando vivenciar o que os patriarcas e profetas de nossa fé fizeram: partiram respondendo a um Chamado de Deus. Ao Papa Francisco, minha filial obediência, comunhão e gratidão pela confiança.
Entro na vida desta Igreja Particular com muito respeito pela sua caminhada, pelo trabalho dos meus predecessores, principalmente o Cardeal Sérgio da Rocha, que doou a vida por vários anos nesta Igreja.
Vou com a disposição de vos conhecer, amar e doar o melhor de minhas forças para que o Evangelho de Jesus Cristo possa ser conhecido, amado e testemunhado.
Não vou de mãos vazias, levo minha experiência de Fé e Vida em Valença, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro e em São Carlos, mas principalmente, vou levando aquilo que de mais precioso possuo: Jesus Cristo. Ele é a grande riqueza na minha vida.”